9/3/2015 - Osasco - SP
Primeiro efetivo feminino da GCM de Osasco completa 9 anos no Dia Internacional da Mulher
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco
O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. No calendário, a data cairá no domingo, mas a Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM), celebra a ocasião na segunda-feira, 9 de março. O dia da homenagem internacional às mulheres é a mesma da formatura histórica, em 2006, do primeiro efetivo feminino de 71 formandas da corporação. Isto é, serão festejados também na cidade os 9 anos de vitórias e conquistas das agentes que tem contribuído na defesa dos direitos da mulher e garantia da proteção à vida, principalmente das cidadãs osasquenses.
Na segunda-feira (9), inclusive, o comandante da GCM de Osasco, Paulo Siqueira, recepciona, às 9h, todo o efetivo feminino e os demais integrantes da corporação com um café da manhã na sede da GCM, situada na rua Canadá, no Jardim Nova América, zona Sul da cidade. O prefeito Jorge Lapas, a primeira-dama, Sandra Lapas, e autoridades do Executivo e Legislativo local serão convidados para a solenidade.
Fundada no dia 18 de julho de 1990, a corporação tem 24 anos de existência e conta atualmente com 361 GCMs, sendo 74 mulheres. Segundo seu estatuto e regimento, a Guarda Civil Municipal de Osasco tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Para isso, a Guarda conta com o apoio de viaturas de pequeno e médio porte que realizam rondas diuturnamente em todo o território municipal. Além disso, atua na inovação e implementação de programas de segurança que se adaptem à realidade da cidade e à nova filosofia de trabalho, que valoriza a aproximação entre Instituição e Comunidade como forma de prevenir e coibir ações violentas.
“Na GCM de Osasco, o efetivo feminino assume diversas atribuições administrativas e operacionais. Existem mulheres em nosso setor logístico e no gerenciamento de veículos transportes e recursos físicos e materiais, equipe de patrulhamento e ronda motorizada, policiamento de bicicleta e até mesmo integrantes no NOE (Núcleo de Operações Especiais), que atuam em situações de extremo risco e distúrbio à ordem pública. Temos ainda 26 vigias municipais mulheres atuando no reforço da GCM e registrando ocorrências com sucesso. Isso demonstra o protagonismo e empenho das nossas profissionais mulheres”, reforçou o comandante Paulo Siqueira.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira, 11 de março, entre 8h e 12h, especialistas do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Márcia Ribeiro” promovem uma palestra para GCMs de Osasco sobre o tema “Serviços Protetivos à Mulher Vítima de Violência: Compromisso de Todos”, no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, localizado na rua Osvaldo Colino, 846, em Presidente Altino.