Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

9/3/2015 - Osasco - SP

Primeiro efetivo feminino da GCM de Osasco completa 9 anos no Dia Internacional da Mulher




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O Dia Internacional da Mulher é comemorado em 8 de março. No calendário, a data cairá no domingo, mas a Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM), celebra a ocasião na segunda-feira, 9 de março. O dia da homenagem internacional às mulheres é a mesma da formatura histórica, em 2006, do primeiro efetivo feminino de 71 formandas da corporação. Isto é, serão festejados também na cidade os 9 anos de vitórias e conquistas das agentes que tem contribuído na defesa dos direitos da mulher e garantia da proteção à vida, principalmente das cidadãs osasquenses.
 
 
Na segunda-feira (9), inclusive, o comandante da GCM de Osasco, Paulo Siqueira, recepciona, às 9h, todo o efetivo feminino e os demais integrantes da corporação com um café da manhã na sede da GCM, situada na rua Canadá, no Jardim Nova América, zona Sul da cidade. O prefeito Jorge Lapas, a primeira-dama, Sandra Lapas, e autoridades do Executivo e Legislativo local serão convidados para a solenidade.
 
Fundada no dia 18 de julho de 1990, a corporação tem 24 anos de existência e conta atualmente com 361 GCMs, sendo 74 mulheres. Segundo seu estatuto e regimento, a Guarda Civil Municipal de Osasco tem como atribuição atuar no policiamento preventivo e comunitário e na proteção dos bens, serviços e instalações do município. Para isso, a Guarda conta com o apoio de viaturas de pequeno e médio porte que realizam rondas diuturnamente em todo o território municipal. Além disso, atua na inovação e implementação de programas de segurança que se adaptem à realidade da cidade e à nova filosofia de trabalho, que valoriza a aproximação entre Instituição e Comunidade como forma de prevenir e coibir ações violentas.
 
“Na GCM de Osasco, o efetivo feminino assume diversas atribuições administrativas e operacionais. Existem mulheres em nosso setor logístico e no gerenciamento de veículos transportes e recursos físicos e materiais, equipe de patrulhamento e ronda motorizada, policiamento de bicicleta e até mesmo integrantes no NOE (Núcleo de Operações Especiais), que atuam em situações de extremo risco e distúrbio à ordem pública. Temos ainda 26 vigias municipais mulheres atuando no reforço da GCM e registrando ocorrências com sucesso. Isso demonstra o protagonismo e empenho das nossas profissionais mulheres”, reforçou o comandante Paulo Siqueira. 
 
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, na próxima quarta-feira, 11 de março, entre 8h e 12h, especialistas do Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência “Márcia Ribeiro” promovem uma palestra para GCMs de Osasco sobre o tema “Serviços Protetivos à Mulher Vítima de Violência: Compromisso de Todos”, no Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, localizado na rua Osvaldo Colino, 846, em Presidente Altino. 


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.