Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Completo

Mais lidas da semana

28/10/2015 - Osasco - SP

Programa de Educação Inclusiva de Osasco está entre os trinta finalistas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

O Programa de Educação Inclusiva (PEI), da Secretaria de Educação de Osasco, está entre os trinta finalistas do “5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência – Edição 2015” do Estado de São Paulo, que visa identificar e reconhecer publicamente as melhores ações para pessoas com deficiência, no âmbito estadual e municipal, realizados pelos gestores públicos e organizações da sociedade civil.

“É uma honra estar entre os finalistas, pois isto demonstra que a cidade escolheu o caminho certo na busca pela qualidade de vida e valorização do ser humano, bem como elucida o quanto as ações na educação inclusivas são importantes para os alunos com deficiência, como por exemplo: a ampliação do número de professores do atendimento educacional especializado, criação do cargo de agente de inclusão escolar e contar, ainda, com equipe técnica especializada para assessorar as unidades escolares”, destacou a secretária de Educação, Régia Maria Gouveia Sarmento.

A Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo é responsável pela organização/seleção do concurso, tendo como critério de avaliação: as práticas no perfil da inovação, capacidade de multiplicação e transformação social. 
As escolas da Prefeitura de Osasco desenvolvem o “Programa de Educação Inclusiva” (PEI), como política pública prioritária do município, iniciando sua implementação no ensino antes mesmo do surgimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva do MEC (Ministério da Educação) e da ratificação pelo Brasil da Convenção da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Programa é considerado referência em projetos de Educação Inclusiva no país, e mencionado na revista “O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil” da UNICEF edição 2014, que relatou os avanços nas escolas da rede municipal que são polo no atendimento educacional especializado, bem como as aulas de libras, além dos depoimentos de professores e familiares como o de Sarah Raquel Farias, 9 anos, que tem síndrome de Down, estudante na  EMEF Anézio Cabral,  o aluno Matheus Teles de Almeida, de 11 anos, que sofre de Miopatia, uma doença neuromuscular, educando na EMEF Pastor Josias Baptista, além dos relatos das EMEF General Antônio de Sampaio, EMEF João Larizzatti e EMEF Marechal Bittencourt.
O cronograma com os vencedores do “5º Prêmio Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência” será publicado pela Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência até o dia 31 de outubro. A cerimônia de premiação acontecerá dia 3 de dezembro.

Para conhecer em PDF a revista digital “O enfrentamento da exclusão escolar no Brasil”, acesse o link: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_enfrentamento_exclusao_escolar.pdf



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.