Domingo, 20 de Abril de 2025

Super DOGUS - Gratuito

Mais lidas da semana

5/1/2015 - Osasco - SP

Instituições de medicinas interessadas em curso para Osasco já podem apresentar propostas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Osasco

Agência Secom de Notícias
 
O Ministério da Educação publicou no último dia 23 de dezembro, edital que autoriza as mantenedoras de instituições de educação superior do sistema federal de ensino a apresentarem suas propostas de implementação da Faculdade de Medicina em Osasco. De acordo com o EDITAL Nº 6/2014/SERES/MEC. O prazo para o cadastro é até 26 de janeiro e para a apresentação das propostas até 6 de fevereiro de 2015. 
 
 
A notícia foi recebida e bastante comemorada pelo prefeito Jorge Lapas na véspera de Natal. “O anuncio do Ministério da Educação é como um presente para a cidade neste fim de ano. Mais uma etapa está vencida, e agora, temos prazos bem definidos das próximas fases, o que facilita o nosso acompanhamento e de todos os demais interessados. Temos muitas expectativas com a instalação do curso de medicina em Osasco, que irá fortalecer ainda mais nossa posição como polo de ensino superior”, destacou Lapas.  
 
No caso específico da faculdade de medicina, a cidade poderá contar com a formação de profissionais que farão residência médica (uma espécie de “estágio” para os alunos da área), melhorando os quadros da rede municipal de saúde e realizando estudos e pesquisas sobre a população.
 
O prefeito Jorge Lapas destacou que o processo para a implantação do curso de medicina em Osasco caminha com muita agilidade. A cidade foi uma das 39 selecionadas em dezembro de 2013 a receber o curso entre os mais de 5.500 municípios brasileiros. O curso faz parte do Programa Mais Médicos. Na época, o prefeito Lapas se reuniu com então ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para tratar do assunto.
 
Em setembro deste ano, Lapas se reuniu em Brasília com os ministros Henrique Paim (Educação) e Arthur Chioro (Saúde) para assinar o documento que oficializou a autorização para o curso de medicina. O prefeito foi acompanhado de José Amando Mota (secretário da Saúde) e Dulce Helena (secretária de Planejamento e Gestão).
 
Além do curso de medicina, é importante destacar que Osasco já conta com cursos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que tem as obras do seu futuro campus iniciadas na região de Quitaúna. A cidade também receberá em breve um outro centro de formação técnica, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
 
Sobre o edital
 
O Edital no 6/2014 da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União é resultado de amplo debate com a sociedade, em audiências e em consulta pública. A elaboração do documento contou com contribuições da comunidade acadêmica, instituições de educação superior, associações e sindicatos vinculados à área do ensino de medicina. Os critérios de seleção previstos são indicadores de qualidade, sustentabilidade financeira e propostas de curso.
 
Os prazos e os procedimentos a serem seguidos pelas mantenedoras estão descritos no edital. Mais informações na página da Seres na internet.


Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Osasco Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.